Confira as novas normas da contabilidade

19/10/2021
O CFC (Conselho Federal de Contabilidade), criou novas normas para contabilidade. Leia este artigo e se atualize.

Um contador é um profissional que tem muitas responsabilidades, ele deve ser conhecedor de diversas leis e regras que estão em constante atualização. Um profissional contábil deve estar sempre acompanhando as novidades da sua área.

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A contabilidade é uma ciência que está em constante atualização, para ser um profissional desta área o contador deve estar sempre atualizado sobre as mudanças que surgem com novas leis e normas.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Vamos te apresentar as novas normas que foram publicadas no mês passado e terão validade a partir de 2022. Leia este artigo e se informe!

Conselho Federal de Contabilidade

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Vale ressaltar que o Conselho Federal de Contabilidade está se preocupando com a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade com os padrões internacionais, por isso, as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) estão passando por diversas revisões.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) tem a responsabilidade de editar as Normas Brasileiras de Contabilidade, essas normas devem ser seguidas por todos os profissionais da contabilidade brasileira.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

As NBCs são criadas considerando a evolução da contabilidade e a aplicação do conhecimento contábil atualizado.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Quais atualizações foram feitas?

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O documento NBC TG (Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral) 50 trouxe novas regras para contabilidade brasileira, dentre as novas normas que foram estabelecidas, as principais mudanças são as seguintes:

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

NBC TG 50 (Contratos de Seguros)

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Essa Norma tem a finalidade de assegurar que a entidade forneça informações relevantes para que seja possível acompanhar o efeito que os contratos de seguro têm sobre a posição financeira, assim como o desempenho financeiro e os fluxos de caixa.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A NBC TG 50 vai entrar em vigor no ano de 2023 e vai revogar a NBC 11, editada a partir do IFRS 4.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

NBC TA 315 (R2) (Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante)

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Essa norma fala sobre a responsabilidade do auditor na identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, ela tem vigência prevista para o ano de 2022.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Esta Norma está alinhada com a norma ISA 315, que foi revisada pela IAASB (International Auditing and Assurance Standards Board) no ano de 2019.

Revisão da NBC 11: Alterações decorrentes da NBC TA 315

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Por conta das mudanças feitas pela ISA (International Standards on Auditing) 315, essa revisão teve que ser feita.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Sua vigência se dará a partir do ano de 2022, e fará alterações nas seguintes NBCs TA:

"}},{"type":"list","data":{"format":"html","listItems":[{"content":" 200;"},{"content":"210;"},{"content":"230;"},{"content":"250;"},{"content":"260;"},{"content":"265;"},{"content":"240;"},{"content":"300;"},{"content":"402;"},{"content":"330;"},{"content":"500;"},{"content":"501;"},{"content":"530;"},{"content":"550;"},{"content":"540;"},{"content":"600;"},{"content":"610;"},{"content":"620;"},{"content":"701;"},{"content":"720. "}]}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

É importante destacar que no item da NBC TR 2410 foi inserida a categoria profissional do auditor nos modelos de relatório do auditor.

"}},{"type":"text","data":{"text":"

Autor(a): Matheus Vinicius Ribeiro

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Fonte: Jornal Contábil