Ter ou não ter carteira digital? Eis a discussão

20/01/2022
As e-wallets só servem se estiverem integradas com uma estratégia maior de serviços para o cliente no processo de pré-venda, pagamento e pós-venda, dizem especialistas financeiros
{"data":[{"type":"text","data":{"text":"

É comum especialistas em varejo darem pistas para os empresários sobre desafios e tendências que servem de alertas para o setor ao longo do ano que se inicia.

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Carteiras digitais são uma das bolas da vez de 2022, de acordo com eles, especialmente num momento em que as compras e os pagamentos on-line são cada vez mais comuns.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Carteira digital virou paleta mexicana, picolés recheados feitos de frutas e ou chocolate.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Quem afirma é Boanerges Ramos Freire, especialista em serviços financeiros, lembrando que existem pelo menos 600 delas hoje no país.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Todo mundo quer ter e acha que o cliente vai gostar, só que não existe espaço para tantas.”

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Como a de couro ou plástico, diz ele, carteira digital é um instrumento virtual no qual, por meio de um aplicativo, o consumidor pode receber dinheiro, pagar conta.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Consegue ainda fazer aplicações, obter crédito para a compra de bens e até crédito pessoal.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Enfim, o cidadão pode ter acesso a todas as funcionalidades financeiras fora de um banco tradicional.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Parece algo que encanta os dois lados, os varejistas e os clientes, mas de acordo com os especialistas, só vale ter carteira digital se for realmente relevante para o negócio.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Muitos empresários acham que carteira digital é um negócio, mas não é, é um meio para servir o cliente. É preciso ter cuidado para não virar só custo”, afirma Freire,

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

As e-wallets, diz ele, têm de estar integradas com uma estratégia maior de serviços de relacionamento com o cliente, orientação nos períodos de pré-venda, pagamento e pós-venda.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Se for instrumento viabilizador de serviços de valor agregado financeiro e não financeiro, funciona. Caso contrário, não”, diz.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indica que pouco mais de 60% dos brasileiros que possuem smartphones são usuários de carteiras digitais.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O negócio ganha força se considerar que mais de 90 milhões de pessoas possuem smartphones e cerca de 45 milhões de adultos não têm conta em banco.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Para o consultor de varejo Alberto Serrentino, o assunto é complexo. A onda das carteiras digitais, diz ele, lembra um pouco a dos cartões private label de redes de varejo.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Todas elas queriam ter o próprio cartão com o nome e o logotipo estampados.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Muitos desses cartões acabaram ficando pelo caminho porque não se sustentavam”, diz.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

De acordo com Serrentino, uma carteira digital precisa ter recorrência e frequência, o que não é tão simples e fácil de obter, para que o negócio se sustente.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O Mercado Pago, carteira digital do Mercado Livre, por exemplo, é um dos maiores do país, com mais de 15 milhões de usuários ativos.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Quem tem uma conta no Mercado Livre, automaticamente possui uma conta no Mercado Pago, mesmo que o cliente use um cartão de crédito próprio como meio de pagamento.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A transação é processada pelo Mercado Pago.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

ATENÇÃO!

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A carteira digital representa a desmaterialização do cartão do plástico, o que é uma tendência natural, de acordo com Edson Luiz dos Santos, fundador da Colink Business Consulting.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Agora, as perguntas que precisam ser feitas são. Todo lojista que quer ter uma carteira digital possui capacidade de dar crédito para o cliente. E por que ele faria isso?”

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Se o lojista já possui dados sobre vendas por metro quadrado, relação de itens por compra, conhece o cliente e, como passo seguinte, quer oferecer crédito, diz, há caminhos.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Ele se associa a uma empresa que faz este serviço e ganha uma taxa por apresentar o cliente. Quem ganha os juros da operação é o parceiro. O lojista melhora as vendas.”

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Historicamente, diz Santos, o varejo brasileiro sempre foi o meio mais simples e rápido de conceder crédito para o consumidor.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

As cadernetas nas quais os comerciantes marcavam o nome e o valor devido pelo cliente há décadas são exemplos desta tradição no país.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Isso começou a mudar em meados da década de 90, diz ele, com a estabilização econômica.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Depois o país viveu a onda das financeiras, concentradas no centro de São Paulo e também na Avenida Paulista. “A diferença era a cor das camisetas usadas pelos atendentes.”

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Agora é a vez da carteira digital. Mas, atenção: “O meio eletrônico exige funding, conhecimento, disposição. Parceria só funciona se o tamanho for relevante.”

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

CUSTO

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Não perco venda por falta de condição de pagamento”, afirma Ângelo Campos, sócio da MOB, rede especializada em roupas femininas.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A rede utiliza link de pagamento nas compras on-line por meio de sistema da PicPay, aplicativo com mais de 60 milhões de correntistas, que funciona como uma carteira digital.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Não vou gastar dinheiro de bobeira, pois todos os serviços cobram um percentual sobre o faturamento”, diz ele.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O sistema da PicPay permite que o consumidor cadastre todos os seus cartões de crédito no aplicativo, utilizando o que for mais conveniente no ato da compra.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Permite ainda compras com descontos em lojas-parceiras. Em casos de microempreendedores, é possível que receba o dinheiro de uma compra paga pelo aplicativo até no mesmo dia.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A Lojas Americanas abriu a carteira digital AME.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

De acordo com a empresa, a carteira digital não é apenas um serviço de cashback (dinheiro de volta). É possível comprar, transferir ou receber dinheiro de outros usuários da plataforma.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

CONGESTIONAMENTO

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Várias redes de moda estão criando, assim como bancos, aplicativos de delivery. Há um congestionamento. Provavelmente, haverá uma depuração mais para a frente”, diz Serrentino.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Para ele, é preciso muita musculatura e escala, frequência, base de clientes, capacidade de monetização com serviços e aproveitamento de dados para manter uma e-wallet.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

É como ocorreu no caso da proliferação de cartões de loja. Eram tantos, de acordo com Santos, que os consumidores acabaram deixando boa parte deles no fundo da gaveta.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

No caso da e-wallet, a vantagem é que todos eles estão no celular, que não sai da bolsa.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Mas, na hora que o consumidor percebe que a caixa de aplicativos está cheia, não tem jeito, acaba eliminando aqueles que menos usa.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Estudos recentes, de acordo com Santos, mostram que o consumidor utiliza sete aplicativos diariamente, em média.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Se não for um desses sete, o aplicativo não vai ter relevância no dia a dia do consumidor.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

É por isso que surge a ideia dos super aplicativos, com o chinês WeChat, que funciona como um WhatsApp, e também possibilita acessar lojas, jogos, fazer pagamentos etc.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A PicPay se espelha no WeChat. Esses super aplicativos são objetivos também de Mercado Livre, Magalu, de acordo com especialistas.

"}},{"type":"text","data":{"text":"

Autor(a): Fátima Fernandes

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Fonte: Portal Diário Do Comércio

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Link: https://dcomercio.com.br/categoria/gestao/ter-ou-nao-ter-carteira-digital-eis-a-discussao

"}}]}

Compartilhe: