Saiba se seu escritório está pronto para enfrentar o coronavírus

29/05/2020

As medidas de segurança contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, começam a ser relaxadas em diversos estados brasileiros. Mesmo assim, não há garantia de que seus funcionários estarão seguros. Agora, existe um selo para listar espaços de trabalho que seguem as melhores recomendações contra o contágio.

O “Escritório Mais Seguro: BeerOrCoffee & Sercon” foi criado pela empresa de saúde e segurança no trabalho Sercon e pela BeerOrCoffee, uma plataforma de escritórios prontos e flexíveis (ou coworkings) para grandes empresas. São 1.000 espaços em mais de 150 cidades brasileiras. Alguns exemplos de empresas atendidas são 99, Banco Inter, Gympass, iFood, Itaú e Renault.

Segundo Roberta Vasconcellos, fundadora da BeerOrCoffee, as empresas se organizaram agora para uma volta parcial aos escritórios tradicionais e coworkings. “Vimos uma preocupação das empresas quanto a garantir que os funcionários voltem com segurança, e resolvemos auditar esses escritórios para que as pessoas se sintam protegidas para voltar.”

A BeerOrCoffee e a Sercon estudam a jornada de contatos da equipe, desde a hora em que saem de suas casas até a convivência no escritório. Cada ponto é qualificado com perigo de contaminação baixo, médio ou alto. Para cada etapa, há recomendações diferentes (veja alguns exemplos abaixo).

O empreendedor deve baixar o material, fazer seu cadastro, seguir as recomendações e solicitar uma auditoria. Cumpridas as recomendações e deixando os cartazes informativos visíveis aos funcionários e visitantes, o escritório o selo “Escritório Mais Seguro: BeerOrCoffee & Sercon”. As placas de sinalização instaladas terão QR Codes, pelos quais os funcionários podem dar feedbacks sobre o acompanhamento das recomendações.

Tanto a empresa quanto a BeerOrCoffee e a Sercon poderão agir para readequar os espaços e corrigir eventuais descuidos. Em caso de muitos feedbacks negativos, o local poderá perder a sua certificação e deixar de ser recomendado na BeerOrCoffee. O selo tem validadade de dois meses, até a próxima avaliação.

A iniciativa não tem fins lucrativos. O selo deverá começar pela rede atendida pela BeerOrCoffee. Depois, será aberto a escritórios de fora da plataforma.

O “Escritório Mais Seguro: BeerOrCoffee & Sercon” foi baseado em recomendações de órgãos como Organização Mundial da Saúde, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, a Occupational Safety and Health Administration, o Centers for Disease Control and Prevention, o National Institute for Occupational Safety and Health e as empresas do setor imobiliário Cushman & Wakefield e a WeWork.

Como enfrentar o novo coronavírus
Estes são algumas recomendações de como voltar aos escritórios reduzindo os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, segundo a BeerOrCoffee e a Sercon:

Limpeza e desinfecção corretas. Limpar com água, sabão e desinfetante adequado é essencial para combater o novo coronavírus. Mas o hábito depende de quanto tempo o coronavírus pode sobreviver em cada superfície. O tempo vai desde duas a oito horas (alumínio) até dois a nove dias (plástico). Essa desinfecção inclui lugares geralmente ignorados: o botão na cancela do estacionamento e as catracas.

Elevadores com poucas pessoas. Elevadores são pouco ventilados e aglomeram pessoas nas horas de pico. Escalone horários no escritório, obrigue o uso de máscaras e não entre em elevadores com mais de um terço da capacidade ocupada.

Mais distância entre os funcionários. O espaçamento entre as cadeiras deverá respeitar a distância mínima de 1,8 metro.

Fique de olho nos tapetes, com alto potencial de contaminação. Troque por pisos rígidos. Quando não for possível, realize uma aspiração diária. Mesmo os pisos rígidos precisam ser limpos duas vezes por dia. Em todos os casos, documente os horários de limpeza.

Cuidado com o local de trabalho. As mesas de trabalho e seus objetos devem ser limpos com solução desinfetante duas vezes por dia. Alguns coworkings também instalaram divisórias entre as mesas.

Ventilação sempre. As janelas e portas devem estar, preferencialmente, sempre abertas.

Cozinha e área de descanso são espaços de uso compartilhado. A recomendação é evitar ficar nesses locais e criar aglomerações. Copos, pratos e guardanapos de uso compartilhado devem ser trocados por itens descartáveis.

Fonte: Revista PEGN