Reforma trabalhista muda regra de hora extra para algumas profissões; entenda

31/08/2021
Projeto em discussão no Congresso reduz de 50% para 20% o adicional pago para até 8 horas trabalhadas, e aumenta para pelo menos 57,5% o que passar disso

Entre as mudanças trabalhistas propostas pela MP 1045, medida provisória que mexe com o emprego e que ganhou o apelido de “minirreforma trabalhista”, está uma reformulação na remuneração das horas extras das categorias profissionais que têm jornadas diferenciadas.

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Esta proposta foi adicionada pelos deputados ao texto original do governo durante a tramitação na Câmara.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

São profissões como telefonistas, advogados e aeroviários, por exemplo, que têm garantidas por lei jornadas menores do que as oito horas diárias e 44 horas semanais padrão da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A medida propõe que o adicional pago pelas horas extras realizadas por esses profissionais até a oitava hora diária ficará menor: hoje, qualquer hora extra feita deve ser paga por um valor 50% maior do que o valor da hora normal em contrato. Pelo texto, esse adicional cairia para 20% para esse período, que foi chamado de “jornada complementar facultativa”.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Os telefonistas e operadores de telemarketing, por exemplo, que podem trabalhar até seis horas por dia, passariam a receber um adicional de apenas 20% caso trabalhem a sétima e a oitava hora.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Por outro lado, o que for trabalhado após a oitava hora de jornada no dia terá uma remuneração ligeiramente maior do que a atual, conforme explicou o relator do projeto na Câmara, o deputado Christino Aureo (PP-RJ), em entrevista recente ao CNN Business.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Para estas horas, fica mantido o mesmo adicional de 50% de hoje, mas aplicado sobre uma base que será um pouco maior, porque irá considerar o valor médio recebido por todas as horas realizadas até ali: ou seja, o valor da hora normal e também os 20% que já foram adicionados uma parte delas antes.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Com isso, o valor total da hora extra realizada após a oitava hora do dia poderá ser pelo menos 57,5% maior do que o valor normal, de acordo com simulações feitas por advogados trabalhistas a pedido do CNN Brasil Business.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A nova forma de remuneração valeria durante a pandemia e, após esse período, poderia ser aplicada caso a empresa queira.

Texto aguarda votação no Senado

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O texto foi aprovada na Câmara dos Deputados e aguarda agora votação no Senado Federal.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A MP 1045 é a medida que, originalmente, criou uma nova rodada do programa emergencial de redução de jornadas e salários durante a pandemia, o BEm, em abril.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Na votação na Câmara para sua renovação neste mês, a medida recebeu uma dezena de adendos dos deputados que criam novas formas de contratação e alteram este e outros pontos da CLT.

"}},{"type":"heading","data":{"format":"html","text":"Como é hoje"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Um funcionário que, por exemplo, tenha uma jornada de seis horas diárias, e que tenha um salário equivalente a R$ 10 por hora, hoje tem direito a receber um adicional de 50% sobre este valor, ou R$ 15, por qualquer hora realizada depois da sexta hora:

"}},{"type":"list","data":{"format":"html","listItems":[{"content":"Valor da 1ª à 6ª hora: R$ 10"},{"content":"Valor da 6ª hora em diante: R$ 15 "}]}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Assim, se trabalhar três horas a mais, o funcionário recebe R$ 45 de horas extras

Como ficaria

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Pela maneira como estão propostas na MP, as remunerações para este caso ficariam assim:

"}},{"type":"list","data":{"format":"html","listItems":[{"content":"Valor da 1ª à 6ª hora: R$ 10"},{"content":"Valor da 7ª e 8ª horas: R$ 12 (adicional de 20% sobre a hora normal)"},{"content":"Valor da 8ª hora em diante: R$ 15,75 (adicional sobre 50% sobre o valor médio das horas anteriores) "}]}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O valor final (R$ 15,75, no exemplo), é 57,5% maior que o valor normal (R$ 10). Porém, na prática, se trabalhar três horas a mais, o funcionário recebe R$ 39,75. Ou seja, menos do que pela regra atual.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Se a categoria tiver uma jornada base menor do que as seis horas, este valor adicional sobre as horas realizadas após a oitava hora tende a ficar maior, já que o profissional terá trabalhado mais horas em jornada complementar (até a oitava hora), com o adicional de 20%, e a média recebida pelo período será maior.

"}},{"type":"heading","data":{"format":"html","text":"Profissões na mira; bancários de fora"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Entre as categorias que hoje têm jornada menor do que as oito horas, e que podem sair ganhando menos para trabalhar mais, a advogada Gabriela Locks, coordenadora da área trabalhista do Baptista Luz Advogados, menciona:

"}},{"type":"list","data":{"format":"html","listItems":[{"content":"telemarketing"},{"content":"jornalistas"},{"content":"fisioterapeuta e terapeuta ocupacional"},{"content":"advogados"},{"content":"aeroviários de serviços de pistamúsicos profissionais"},{"content":"operadores cinematográficos"},{"content":"radialistas "}]}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“O impacto para o trabalhador vai depender do volume de horas extras que ele faz”, diz Locks. “É uma redução de 30% no que ele recebe [reduzir o adicional inicial de 50% para 20%]. Algumas categorias chegam até dobrar [a jornada e o salário]. A jornada básica dos enfermeiros, por exemplo, é de apenas quatro horas diárias.”

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Os bancários, embora também estejam entre as categorias com jornada reduzida, não estão abarcados pela MP, disse o relator Christino Aureo ao CNN Business. “Os bancários não estão neste artigo 58 da CLT [tratado pela MP], estão no artigo 224”, explicou.

"}},{"type":"heading","data":{"format":"html","text":"Proposta inconstitucional"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

De acordo com Aureo, a intenção com a mudança é estimular as empresas a pagar as horas além da jornada feitas muitas vezes sem controle por seus funcionários. “São categorias que têm jornada de até seis horas diárias e que, hoje, acabam cumprindo a sétima e a oitava hora na informalidade”, disse.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Muitos advogados, porém, criticam a alteração. De acordo com eles, além de uma situação pior para os trabalhadores, a proposta pode até ser considerada inconstitucional, já que a Constituição Federal prevê “remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em 50% à do normal”.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“A Constituição diz que qualquer horário superior ao horário contratual se paga com adicional extraordinário de 50%”, explica o advogado Ricardo Calcini, professor de pós-graduação de direito do trabalho da FMU e coordenador trabalhista de editora Mizuno.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“O que o projeto traz é pactuar um acréscimo menor do que o que está na Constituição e dizer que essas horas não são horas extras, mas apenas horas adicionais.”

"}},{"type":"text","data":{"text":"

Autor(a): Juliana Elias

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Fonte: CNN Brasil