Empresas de Contabilidade podem utilizar linhas de Crédito do BNDES?

18/03/2024

Empréstimos do BNDES para empresas contábeis são linhas de crédito que podem facilitar compras de bens e serviços e até mesmo melhorar o caixa da empresa.

Finalidade:

Os recursos dos empréstimos do BNDES podem ser utilizados para financiar diversos investimentos, como:

• Aquisição de máquinas e equipamentos;
  • Reforma e ampliação do escritório;
  • Contratação de novos funcionários;
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Capital de giro.

Vantagens:

Os empréstimos do BNDES oferecem diversas vantagens para empresas contábeis, como:

• Taxas de juros atrativas;
  • Prazos de pagamento longos;
  • Carência de pagamento;
  • Possibilidade de financiamento de até 100% do valor do investimento.

As etapas para conseguir um empréstimo do BNDES podem ser resumidas da seguinte forma:

1. Habilitação:

• A primeira etapa é realizar a habilitação no BNDES. Para isso, a empresa precisa acessar o Portal do Cliente (https://portal.bndes.gov.br/) e preencher o cadastro.
  • É importante verificar se a empresa atende aos requisitos mínimos para a habilitação, como estar em dia com as obrigações fiscais e trabalhistas e ter um bom histórico de crédito.

2. Escolha da linha de crédito:

• Após a habilitação, a empresa precisa escolher a linha de crédito mais adequada às suas necessidades. O BNDES oferece diversas linhas de crédito para empresas de todos os portes e setores, com diferentes taxas de juros, prazos de pagamento e finalidades.
  • É importante analisar cuidadosamente as condições de cada linha de crédito antes de tomar uma decisão.

3. Elaboração do projeto de investimento:

• Para solicitar o empréstimo, a empresa precisa elaborar um projeto de investimento que detalhe o objetivo do financiamento, os recursos que serão utilizados e a forma como o investimento será realizado.
  • O projeto de investimento deve ser bem estruturado e convincente para que o BNDES aprove a solicitação de crédito.

4. Solicitação do empréstimo:

• A solicitação do empréstimo pode ser feita através do Portal do Cliente. A empresa precisa preencher o formulário de solicitação e anexar a documentação necessária.
  • A documentação necessária varia de acordo com a linha de crédito escolhida, mas geralmente inclui documentos como certidões, balanços patrimoniais e demonstrações de resultados.

5. Análise do crédito:

• O BNDES analisará a solicitação de crédito e a documentação anexada. Essa análise pode levar alguns dias ou semanas.
  • O BNDES pode solicitar informações adicionais à empresa durante a análise do crédito.

6. Aprovação do crédito:

• Se o BNDES aprovar a solicitação de crédito, a empresa será notificada e o contrato de financiamento será elaborado.
  • O contrato de financiamento deve ser lido com atenção antes de ser assinado.

7. Liberação dos recursos:

• Após a assinatura do contrato de financiamento, os recursos do empréstimo serão liberados para a empresa.
  • A forma de liberação dos recursos varia de acordo com a linha de crédito escolhida.

Observações:

• As etapas acima podem sofrer alterações dependingo da linha de crédito escolhida.
  • É importante que as empresas contábeis consultem o site do BNDES para obter mais informações sobre as etapas para conseguir um empréstimo.

Cartão BNDES

Como solicitar o Cartão BNDES e suas vantagens

O que é o Cartão BNDES:

O Cartão BNDES é um limite de crédito pré-aprovado que pode ser utilizado para financiar a compra de bens e serviços de empresas brasileiras.

Vantagens:

• Taxas de juros atrativas: As taxas de juros do Cartão BNDES são geralmente mais baixas do que as taxas de outros cartões de crédito.
  • Prazos de pagamento longos: O Cartão BNDES oferece prazos de pagamento de até 48 meses, o que permite financiar compras de alto valor.
  • Carência de pagamento: O Cartão BNDES oferece carência de pagamento de até 60 dias, o que permite que você tenha mais tempo para pagar suas compras.
  • Cobertura nacional: O Cartão BNDES pode ser utilizado em todo o território nacional.
  • Não há anuidade: O Cartão BNDES não cobra anuidade.

Como solicitar o Cartão BNDES:

• Acesse o site do Cartão BNDES: https://www.cartaobndes.gov.br/.
  • Clique em "Solicite seu cartão".
  • Preencha o formulário de solicitação.
  • Anexe a documentação necessária.
  • Aguarde a análise do seu pedido.

Documentos necessários para solicitar o Cartão BNDES:

• CNPJ da empresa;
  • Certidão negativa de débitos (CND) da Receita Federal;
  • Certidão negativa de débitos (CND) do INSS;
  • Balanço patrimonial e demonstração de resultados do último exercício;
  • Declaração de imposto de renda do último exercício;
  • Cópia do contrato social da empresa;
  • Cópia do RG e CPF do(s) sócio(s) da empresa.

Prazo de análise do pedido:

O prazo de análise do pedido de Cartão BNDES é em média de 10 dias úteis.

Links úteis:

Fonte: Jornal Contábil

Link: https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/81036/empresas-de-contabilidade-podem-utilizar-linhas-de-credito-do-bndes