Veja A Importância De Focar Em Orçamentos Para A Sua Empresa

28/07/2023

Quando decidimos empreender, são vários os fatores que precisam ser alinhados para de fato começar a montar o próprio negócio. Afinal, é necessário traçar as possibilidades de investimento para abrir o próprio negócio, escolher um segmento para seguir, definir processos e, é claro, definir o orçamento necessário para manter o negócio de pé.

No cenário corporativo e empresarial, inclusive, o planejamento financeiro é um dos fatores mais importantes para a gestão do negócio. E isso vale para todas as fases do empreendimento, ou seja, a dica é válida tanto para quem está começando quanto para quem já está se fixando no mercado.

O orçamento empresarial auxilia na gestão eficiente dos recursos financeiros da empresa e pode ajudar a projetar lucros, despesas, investimentos e faturamentos no geral para controlar as finanças.

Tipos de orçamento empresarial

Também conhecido como plano de negócio, o orçamento empresarial nada mais é do que uma projeção financeira para determinados períodos e focando em determinados fatores. Na realidade, existem alguns tipos de orçamentos empresariais que podem auxiliar empresas em diferentes momentos do negócio. Os principais deles são:

• Orçamento flexível

Com bastante autonomia para ser ajustado, esse tipo de orçamento tem base em índices unitários, como a análise da relação entre número de produtos disponíveis versus saída de cada um. E daí vem o nome “flexível”: a análise se molda à gestão do negócio.

É recomendado para controlar custos operacionais e de mão de obra para fabricação.

• Orçamento contínuo

Usado para acompanhar um determinado período, geralmente esse orçamento é usado para planejamentos que devem ser revisados continuamente. Os períodos de médio e longo prazo podem ser mais assertivos com esse tipo de orçamento.

Na prática, ele auxilia na tomada de decisões, tornando-as mais inteligentes, e na gestão e previsão de riscos.

• Orçamento estático

É um tipo de orçamento que, como o próprio nome diz, não aceita nenhum tipo de modificação ou revisão. Da forma como foi definido no início, deverá ser seguido, até que o próximo orçamento seja preparado.

Esse orçamento é ideal para empresas pequenas e médias, pois auxilia no foco de uma atividade única com ações mais previsíveis para o negócio. É muito útil, inclusive, para controle de ações administrativas e burocráticas da empresa. Vale ressaltar, também, que esses tipos de orçamentos devem ser feitos com o auxílio de um profissional do setor de contabilidade. Afinal, é esse profissional que poderá auxiliar empresas dos mais diversos setores, inclusive no setor público, a partir dos concursos públicos abertos em várias regiões do país, ampliando o leque de atuação.

Fonte: Jornal Contábil

Link: https://www.jornalcontabil.com.br/veja-a-importancia-de-focar-em-orcamentos-para-a-sua-empresa/