Growth Hacking e sua importância na divulgação do escritório contábil

28/05/2019

Artigo escrito por Guilherme Pagotto de Souza*

Você já ouviu falar de Growth Hacking? Dentre tantas novidades oriundas das novas tecnologias aplicadas às empresas e ao seu contato com o público, esta é uma promessa para quem deseja crescer e ter uma maior visibilidade no mercado. E com as empresas de contabilidade não é diferente: a internet tem proporcionado um crescimento significativo, além da presença digital ser uma exigência do mercado.

O que é Growth Hacking?

A Growth Hacking é uma técnica que pressupõe buscar pequenas brechas ou gatilhos que podem ajudar a impulsionar o crescimento do seu negócio de uma forma acelerada, principalmente no meio digital. O termo não é necessariamente novo e foi desenvolvido em 2010, por Sean Ellis – ele próprio criou a técnica para otimizar os seus negócios.

A palavra Growth significa crescimento e Hacking significa encontrar brechas. O próprio Ellis define o Growth Hacking como estratégias de gestão e marketing orientados para experimentos. É preciso colocar na prática ideias estratégicas e experimentar novas atitudes para ter resultados.

Não se trata de uma fórmula mágica, mais de uma ferramenta eficiente, capaz de impulsionar o seu retorno e aproximar a empresa de contabilidade (ou de qualquer outro gênero) do público certo, trazendo resultados mensuráveis.

A técnica Growth Hacking empreende uma análise abrangente sobre os pontos fortes e fracos dos negócios, bem como oportunidades e desafios. Este é o ponto de partida. Há ainda outros recursos, como o funil de Growth Hacking; o Brainstorming, que envolve os mais diferentes profissionais para trocar ideias úteis sobre o crescimento do negócio; a seleção efetiva destas ideias; os testes experimentais e ações – é importante colocar as ideias em prática e envolver diferentes profissionais, um problema para a maioria das empresas; mensurar os resultados e tomar atitudes diante dos aspectos positivos e negativos.

Growth Hacking e crescimento constante

O Growth Hacking é sistemático e contínuo, e traz resultados sempre, abrangendo uma infinidade de outras técnicas considerando o contexto – incluindo o meio digital. A continuidade destas estratégias é muito importante. É indicado capacitar os contadores ou o pessoal do escritório responsável por estas estratégias a serem especializados em Growth Hacking. Aplicar Growth Hacking em diferentes setores do negócio é outra necessidade – setores como Marketing e TI, por exemplo, são imprescindíveis para aplicar estas melhorias.

O objetivo é um melhor posicionamento no mercado, mas isso não implica apenas investimentos e ações de marketing, por exemplo, mas uma mudança de atitude para resultados diferentes, em todos os setores, envolvendo toda a equipe. Outro aspecto é que esta eficiência é notória aos clientes e ao mercado. Outra intenção do Growth Hacking é fazer com que a empresa, no caso, o escritório de contabilidade, seja uma referência de crescimentos.

*Guilherme Pagotto de Souza – Diretor suplente do Sescon Campinas e sócio da O|S|P Contabilidade – www.ospcontabilidade.com.br

Por Sescon Campinas