APOSTILA SERÁ DIGITAL   

O curso ” Fechamento de Balanços com Ênfase em Notas Explicativa e nos Impactos da Reforma Tributária.” foi desenvolvido para atender às crescentes demandas por transparência, conformidade e qualidade na informação contábil das micro entidades, pequenas e médias empresas bem como atualizar os profissionais da área contábil com os impactos da Reforma Tributária na contabilidade.

Voltado a profissionais da contabilidade e áreas correlatas, o curso oferece uma abordagem prática e atualizada com os impactos da Reforma Tributária, para apresentação das demonstrações contábeis, com foco especial na elaboração das notas explicativas, de acordo com os princípios da NBC TG100, NBCTG 1001 e NBCTG 1002.

A aula abordará os esquemas de contabilização das operações de compra e venda com CBS e IBS considerando as diversas modalidades de extinção dos tributos, além das contabilizações das apurações destes tributos. Também será apresentado a estrutura adequada para apresentação das demonstrações contábeis obrigatórias de acordo com as Normas Contábeis incluindo os Impactos diretos da Reforma Tributária na estrutura da Demonstração de Resultado, e por fim será destacado a elaboração e interpretação das notas explicativas na comunicação transparente das práticas contábeis adotadas pela entidade.

Com uma metodologia que equilibra teoria e prática, o curso proporciona aos participantes as ferramentas necessárias para garantir confiabilidade, clareza e conformidade na divulgação e apresentação das demonstrações contábeis, tornando-se um diferencial para aqueles que atuam ou desejam atuar com excelência na área contábil.

OBJETIVO GERAL DO CURSO:

Capacitar profissionais da área contábil na execução do fechamento contábil, com foco na elaboração e apresentação correta, clara e adequada das demonstrações contábeis, especialmente na elaboração e apresentação das notas explicativas em conformidade com as exigências das Normas: NBCTG 1000, NBCTG 1001 e NBCTG 1002, bem como, trazer os impactos trazidos pela Reforma Tributária.

O curso busca alinhar teoria e prática, desenvolvendo competências para interpretar, organizar e divulgar informações contábeis relevantes, aumentando a transparência e a qualidade das demonstrações financeiras

PÚBLICO-ALVO:

Contadores, Analistas Contábeis, Estudantes e demais profissionais que buscam conhecimento das exigências legais para apresentação das Demonstrações Contábeis e da elaboração das Notas Explicativas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

INSTRUTOR: Marcos Rebello

Contador com Mestrado em Contabilidade (UFSC) e MBA em Finanças, Auditoria e Controlaria (FGV).

Atua como instrutor e palestrante de Normas Brasileiras de Contabilidade, de legislação tributária e outros temas correlatos em cursos realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e do Estado do Paraná. Destaca-se Palestra proferida em Brasília/DF na sede do Conselho Federal de Contabilidade em Brasília/DF sobre a Aplicabilidade do Ajuste a Valor Presente e seus Reflexos Tributários em 2019.

Também, já atuou como professor de Pós-graduação em diversas Universidades (Unesc, Esucri, Senac, Univali etc.), atuando nas áreas de Contabilidade, Custos, Formação do Preço de Venda, Orçamento, Análise Econômica e Financeira.

Possui vasta experiência em consultorias empresariais com foco econômico-financeiro bem como consultorias contábeis e tributárias nos mais variados segmentos, como: combustíveis, industrial, comercial, hospitalar e de serviços em geral.

Também coordenou implantação e parametrização do sistema contábil integrando ao sistema ERP entre os setores financeiro, comercial, produção e almoxarifado. Os serviços de consultoria empresarial abrangem análises para gerenciamento de custos e formação do preço de venda, análises do desempenho econômico e financeiro e análises do endividamento bancário e tributário com a finalidade reduzir perdas e maximizar lucros.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Manual prático de interpretação contábil da lei societária. 2. Ed. Atlas, 2012.

BRASIL. Lei Complementar 214, de 16 de janeiro de 2025. Institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo

(IS); cria o Comitê Gestor do IBS e altera a legislação tributária. Diário Oficial, Brasília, DF, 16 jan. 2025.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução 2016/NBCTG1000(R1), aprovada em 01 de novembro de 2016. Altera a NBCTG1000 que dispõe sobre a contabilidade de pequenas e médias empresas.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução 2021/NBCTG1001, aprovada em 18 de novembro de 2021: NBC TG 1001. Contabilidade para pequenas empresas.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução nº 2021/NBC TG 1002, aprovada em 18 de novembro de 2021: NBC TG 1002. Contabilidade para micro entidades.

MARTINS, Eliseu. (Et al.) FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTÁBEIS, ATUARIAIS E FINANCEIRAS. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

SANTOS, Jose Luis dos. (Et al). Manual de Práticas Contábeis: Aspectos Societários e Tributários. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2015

 

 

plugins premium WordPress