CFC, Receita e Fenacon reforçam parceria

15/03/2019

Representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Receita Federal do Brasil (RFB), da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) participaram, nessa terça-feira (12), na sede do CFC, em Brasília (DF), da reunião para tratar da expansão do autoatendimento orientado e dos núcleos de apoio fiscal (NAF).

A pauta priorizou a realização do Fórum Nacional de Assuntos Tributários (Fonat), previsto para acontecer no segundo semestre; e o reforço da parceria das entidades com a Receita Federal. Para o representante da Receita, José Humberto Valentino Vieira, “a RFB tem como propósito nessa interação trazer novidades da entidade para que possam ser discutidas no grupo. Nós queremos antecipar as novidades da Receita para o CFC e Fenacon para que todos possam se organizar e se preparar”, esclarece.

O Fonat se propõe a manter um relacionamento cooperativo entre as entidades envolvidas nos procedimentos fiscais e tributários no âmbito do atendimento da Receita Federal, de forma que ocorra uma compreensão mais ampla e uma divulgação mais eficiente desse serviço, o que trará benefícios para toda a sociedade. Nas próximas reuniões do grupo será definida a data de realização do Fórum.

Diogo Chamum, da Fenacon, disse, por sua vez, que a “a expectativa de trabalho é que, por meio de um canal direto com a Receita, possam ser eliminados alguns gargalos como, por exemplo, a implementação de uma obrigação acessória ou uma dificuldade de atendimento”, avalia.

Outro assuntos discutidos em pauta foram sobre os NAFs, que oferecem assessoria tributária e fiscal de forma assistencial e estão presentes em universidades espalhadas em diversas regiões do País e o Autoatendimento Orientado tem proposta similar com o que já é desenvolvido pelas entidades e Instituições de Ensino Superior (IES), ou seja, auxiliar a população a acessar os serviços da Receita que estão disponíveis no portal.

Participaram da reunião, pelo CFC, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lucélia Lecheta; e o conselheiro Geraldo de Paula Batista Filho; os representantes da Fenacon, Daniel Mesquita Coêlho e Diogo Ferri Chamum; e o representante da Receita Federal do Brasil, José Humberto Valentino Vieira.

Por Fabrício Santos – Comunicação CFC