Imposto De Renda 2023 Terá Recorde No Envio De Declarações!

03/03/2023

A Receita Federal do Brasil (RFB) espera receber até 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) em 2023, 3,2 milhões a mais que em 2022.

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Segundo as estimativas da Receita Federal, 2023 será o ano com mais envios de declarações de IR, superando 2022, ano detentor do atual recorde.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Por conta da falta de atualização na tabela do IR, o número de contribuintes obrigados a enviar a declaração só tem aumentado nos últimos anos. Por conta da atualização que acontecerá em maio, o número deve diminuir em 2024.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Imposto de Renda 2023, o ano recorde!

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Segundo análises da Receita, o órgão acredita que receberá entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações até o dia 31 de maio, prazo limite para envio das obrigações.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Segundo a Receita Federal, o uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuintes, os contribuintes que utilizarem esse modelo de declaração terão prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Se as expectativas estiverem corretas e forem enviadas entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações, será o ano com mais envios de IR, superando 2022, que teve 36.322.912 de obrigações enviadas.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

As expectativas podem ser superadas?

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

No IR de 2022, a Receita tinha expectativa de receber 34,1 milhões de obrigações, entretanto, foram recebidas mais 36,3 milhões de declarações.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Ou seja, no ano passado, a RFB recebeu 2,2 milhões de obrigações a mais do que o esperado, portanto, existe a possibilidade que o mesmo ocorra este ano.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Se as expectativas da Receita Federal forem superadas e o órgão receber mais declarações de Imposto de Renda do que o esperado para 2023, o número pode passar de 40 milhões de envios.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Mesmo que o envio de declarações de Imposto de Renda em 2023 atenda a menor expectativa da Receita Federal para este ano (38,5 milhões), este ainda será o ano com mais envio dessa obrigação acessória, superando 2022.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

As expectativas também podem ser superadas, assim como no ano passado, se isso acontecer, o número de declarações pode superar a casa dos 40 milhões, aumentando o recorde.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O número de envios vem crescendo por conta da falta de atualização na tabela de IR, a defasagem vem fazendo com que o número de contribuintes obrigados a declarar o Imposto aumente cada vez mais nos últimos anos.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O ajuste decretado pelo governo federal começará a valer em maio e deve diminuir o número de contribuintes obrigados em 2024.

"}},{"type":"text","data":{"text":"

Autor(a): Matheus Vinicius RibeiroFonte: Jornal Conrtábil

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Link: https://www.jornalcontabil.com.br/imposto-de-renda-2023-tera-recorde-no-envio-de-declaracoes/