Sescon/SC no lançamento do Observatório Social Estadual em Santa Catarina

10/10/2018

Em um ato cívico marcante, realizado dia 1º de outubro de 2018, na sede da OAB/SC, em Florianópolis, foi formalizada oficialmente a instalação do Escritório do OSB em Santa Catarina, que terá como incumbência articular todas as providências necessárias para condução do processo de constituição do OSB-SC.

O presidente da OAB-SC, Paulo Brincas, afirmou em sua fala que foi uma honra receber um evento tão importante na sede da OAB-SC. “Nós estamos em um momento em que velhas respostas não satisfazem mais, porém não há respostas novas. Mas o que fazer? É difícil dizer, mas eu arriscaria um palpite: o futuro é a participação da sociedade na atividade pública. O que está sendo feito hoje me parece histórico porque representa o futuro da política. Não me refiro à política partidária, mas sim à política no sentido da cidadania”, declarou.

Segundo o Presidente Voluntário do Sistema Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, este foi um momento histórico. “Tivemos a demonstração da consciência coletiva das lideranças catarinenses, mediante a qual é possível sim, construirmos um Pacto por Santa Catarina e um Pacto pelo Brasil, agregando cidadania, integridade, gestão, educação e trabalho. Esse espírito de cooperação mostra que os cidadãos catarinenses estão prontos para cuidar do seu Estado, assim como os Observadores que estão cuidando dos 29 municípios onde o Sistema OSB está presente”, comemora.

Os Observatórios Sociais municipais já têm o propósito de contribuir para a eficiência da gestão pública, para a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, totalmente isentos de interesses político-partidários ou de promoção pessoal. E os excelentes resultados para a economia aos cofres municipais e para melhoria nos procedimentos de gestão do executivo e do legislativo, conquistados pelo trabalho dos mais de 400 voluntários, observadores catarinenses, credenciam o Estado para a constituição do primeiro OSB Estadual.

A nova unidade é integrada por representantes dos Observatórios Sociais de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Brusque, Itajaí, Imbituba, Rio do Sul, Lages e Chapecó e irá representar todos os Observatórios Sociais instalados em municípios catarinenses (http://osbrasil.org.br/observatorios-pelo-brasil/santa-catarina-sc/). O Observatório Social Estadual terá como incumbência articular o Sistema OSB no estado e atuar diretamente no controle social da aplicação dos recursos públicos pelos agentes dos poderes executivo e legislativo catarinenses.

O projeto de constituição do OSB-SC já conta com mais de 40 entidades apoiadoras. A organização está aberta para contribuições de cidadãos e instituições que desejarem participar de maneira construtiva.

Garantindo o sucesso do 1º OSB Estadual, em Santa Catarina já existem acordos de cooperação assinados com o Ministério Público, OAB, CRC, TCE, UFSC e Grande Oriente do Brasil-SC, além da adesão formal das principais entidades representativas do meio empresarial e acadêmico. Durante a cerimônia outros termos de adesão e cooperação foram assinados, com as Potências Maçônicas Grande Oriente de Santa Catarina e Grandes Lojas e com a Federação das Indústrias do Estado.

O Sescon/SC fez parte desse importante evento, sendo representado pelo Dr. João Paulo Tasca Machado da Minieri & Barreiros Advogados Associados.

Marcaram presença no evento as seguintes entidades:

ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais
ACATS – Associação Catarinense de Supermercados
ACI – Associação Catarinense de Imprensa
ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis
ACORS – Associação de Oficiais da PM e Corpo de Bombeiros Militar
ADAC – Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses
ADVB/SC – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing
CAU/SC – Conselho de Arquitetura e Urbanismo
CBM/SC – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
CGU/SC – Controladoria-Geral da União no Estado de Santa Catarina
CRA/SC – Conselho Regional de Administração de Santa Catarina
CRC/SC -Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
CREA/SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
Escoteiros do Brasil – Santa Catarina
Excelência SC – Movimento Catarinense pela Excelência
FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina
FAESC – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC
FCDL/SC – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC
FECAM – Federação Catarinense de Municípios
FECOMÉRIO/SC – Federação do Comércio de Santa Catarina
FETRANCESC – Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina
FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
GOB/SC – Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina
GOSC – Grande Oriente de Santa Cataria
Grande Loja de Santa Catarina
Lions Clube – Distrito LD-9
MP/SC – Ministério Público de SC
OAB/SC – Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina
OCESC – Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina
Rede de Controle da Gestão Pública em SC
SEBRAE/SC – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas
SESCON/SC – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Controladoria Geral do Município de Itajaí, representando a Prefeitura Municipal.

Por Sescon SC