Plataformas de gestão ajudam a organizar negócios de micro e pequenas empresas de SC

09/12/2019
Soluções da área da tecnologia são utilizadas para otimizar processos internos e facilitar a gestão – Foto: Reprodução

Micro e pequenas empresas (MPEs) são aquelas que dispõe de uma estrutura menor, bem como um pequeno volume daquilo que entregam. Consequentemente, elas movimentam quantias menores.

O que não é menor neste segmento, é o seu papel para a economia do país, principalmente no que diz respeito a geração de emprego. Para se ter uma ideia, no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de mais de 326 mil novos empregos.

As MPEs catarinenses têm contribuído muito para o destaque deste segmento. Em janeiro deste ano Santa Catarina foi o segundo estado onde estes negócios geraram mais empregos. Foram, 10,9 mil vagas, atrás apenas de São Paulo, onde as MPEs geraram 15,8 mil empregos. As informações são de um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Por suas particularidades, as MPEs são mais sensíveis às mudanças econômicas. Mesmo com políticas específicas, elas enfrentam dificuldades para se manter no mercado. Algo que passa também pela gestão do negócio.

Por isso, buscar recursos que otimizem os processos internos e facilitem a gestão, são fundamentais para ter o total controle do negócio, permitindo que o empreendedor lide de maneira mais assertiva com questões que vão desde a folha de pagamento, até investimento, passando por pagamento de tributos e fornecedores.

A tecnologia como solução

Há no mercado empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento de softwares que ajudam a gerir outros negócios. Este produto tem como público-alvo estas empresas menores, justamente pela dificuldade que seus gestores têm, por não contarem com grandes estruturas de equipes em diversos setores. Nestes softwares o usuário pode, por exemplo, emitir boletos e controlar o estoque e o financeiro.

“Eu não espero mais o fechamento contábil para ter informações gerenciais, eu passo a ter essa informação online. É ganho de produtividade. E a atenção que eu dou mais agora é no meu negócio, no meu cliente e menos nas questões administrativas”, relatou Alexandre Borges, gestor de operações.

As vantagens não ficam só na empresa que usa a plataforma. A forma com as informações passam a ser administradas, facilita o trabalho, por exemplo, do contador.

“Hoje a gente trabalha de forma digital, e dessa forma a gente consegue produzir de maneira muito mais rápida e entregar essa informação para o cliente”, explica Nelson Boing, que é contador. Segundo ele, antes de usar esta tecnologia, o tempo médio de trabalho por empresa era de 9 horas e, agora, passou para 1 hora e 30 minutos.

Fonte: G1-SC