Notice: getimagesize(): read of 8192 bytes failed with errno=21 Is a directory in /var/www/html/public_site/4537/controllers/ctrl_news.class.php on line 87

Notice: getimagesize(): Read error! in /var/www/html/public_site/4537/controllers/ctrl_news.class.php on line 87
Operação apura golpe de R$ 100 milhões em pagamentos com notas frias na Grande Florianópolis

30/05/2019

Dois grupos empresariais que prestam serviços a órgãos públicos são alvo de grande operação da Receita e da Polícia Federal na Grande Florianópolis na manhã desta quinta-feira. A investigação apurou fraude de R$ 100 milhões de reais com apresentações de notas frias para pagar propina a funcionários públicos, também investigados.

A Operação Alcatraz dá cumprimento a 41 mandados de busca e apreensão emitidos pela 1ª Vara Criminal da Justiça Federal de Florianópolis. Participam da operação 45 Auditores-Fiscais e Analistas Tributários.

A Receita descobriu que dois grupos empresarias adquiriam “notas frias” de empresas inexistentes (as conhecidas “noteiras”) para esconder o pagamento de propina a agentes públicos. Com base nos indícios encontrados no curso da fiscalização, a Receita Federal encaminhou ao Ministério Público representação para agir. Desde então, a fiscalização tributária e a investigação criminal correram em paralelo.

Com a devida autorização judicial, informações da base de dados da Receita Federal foram compartilhados com a Polícia Federal em diversos momentos e identificados crimes contra a ordem tributária.

Ao final da fiscalização foram apurados R$100 milhões em créditos tributários em nome dos diversos contribuintes que participava do esquema de pagamento de propinas. Também foram identificadas empresas usadas para lavagem de dinheiro que atuam para “esquentar” valores desviados adquirindo patrimônio, quase sempre em nome de “laranjas”.

Uma entrevista coletiva na manhã de hoje vai trazer mais detalhes da operação e dos envolvidos.

Fonte: CBN Diário