Gaeco mira grupo de empresários em operação contra sonegação tributária e cumpre mandados em SC e mais 3 estados

13/12/2019
No total são 20 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária – Foto: Reprodução NSCTV

Uma ação do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, deflagrada na manhã desta quinta-feira (12) cumpre 20 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

As ordens judiciais da Operação “Rede Simples” foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó, no Oeste catarinense, que investiga uma suspeita de sonegação tributária. Até as 9h, não havia balanço das ações.

Buscas

Os trabalhos, que têm apoio da Secretaria Estadual da Fazenda, ocorrem nos municípios de Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste e Xaxim, na região Oeste de Santa Catarina, e em Passo Fundo (RS).

Ainda, com o auxílio do Gaeco de Bauru (SP) e de Cascavel (PR), serão cumpridos dois mandados para exibição de documentos em Cascavel e Marília (SP).

Investigação

A 6ª Promotoria de Justiça apura a atuação de um grupo de empresários suspeitos de cometer fraudes com o objetivo de sonegar impostos.

Entre os crimes apontados pela investigação, estão falsidade ideológica e lavagem de dinheiro com a participação de “laranjas” para ocultar os verdadeiros beneficiários.

Segundo o MPSC, a operação busca coibir a prática de sonegação fiscal e recuperar os valores desviados do Estado.

Fonte: G1 SC

Compartilhe: