CRCSC promove evento online para mulheres contadoras

21/03/2019
Marcello Seemann, presidente do CRCSC, e Marlise Teixeira, coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CRCSC

Na segunda-feira, 18 de março, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) sediou o I Encontro Online da Mulher na Contabilidade. Transmitido, ao vivo, pelo Youtube, o evento teve como objetivo promover o empreendedorismo das mulheres, apresentando temas comuns do cotidiano das contadoras, assim como os desafios da profissão.

“Optamos por um caminho diferente de outros eventos, que costumam realizar debates presenciais, transmitidos pela internet. Esse foi pensado totalmente para quem está do outro lado da tela”, disse a Contadora Marlise Alves Teixeira, coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CRCSC, responsável pela iniciativa. Empresária do ramo há 22 anos, ela palestrou e mediou o evento.

Segundo Marlise, uma pesquisa indica que, em 1996, apenas 27% dos profissionais registrados eram mulheres. “Hoje esse índice alcança 42% e nós queremos que mais mulheres contabilistas se unam, engajem-se e participem ativamente da classe profissional”, afirmou a conselheira, fazendo um convite às espectadoras para o XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que será realizado no período de 11 a 13 de setembro de 2019, em Recife (PE); e o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, previsto para novembro do próximo ano, em Balneário Camboriú, no litoral norte catarinense.

Entre os tópicos debatidos, a atuação feminina nos negócios, especialmente na Contabilidade, o papel da mulher moderna, Tecnologia e Inovação, além do relato de histórias de mulheres e a superação de desafios. Ao longo de todo o evento, a Contadora Marlise interagiu com internautas, respondendo diversos comentários e perguntas sobre os temas abordados.

O presidente do CRCSC, Marcello Seemann, destacou o caráter inovador do evento, ao propor um formato digital. “As mulheres contabilistas são maioria nas empresas catarinenses e, cada vez mais, estão conquistando um protagonismo na carreira”, ressaltou, reconhecendo, também, a capacidade técnica da equipe de TI do Conselho, comprometida em realizar o evento online com sucesso.

Uma das convidadas, a professora universitária Neusa Müller, gerente de Bens Imóveis da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina, enfatizou a necessidade de ações afirmativas, em favor da igualdade de gênero, no sentido de fazer valer os mesmos direitos já assegurados aos homens. “Precisamos agilizar esse processo. No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher temos que lembrar e agradecer a batalha de mulheres que lutaram antes, desde as sufragistas e as feministas americanas e brasileiras”, refletiu.

Na visão dela, o caminho para a mudança está na Educação. “Hoje educamos distintamente meninos e meninas, e estudos dizem que, desde os cinco anos, as meninas já sentem essa diferença de tratamento, o que é injusto. A maior dificuldade é encontrar oportunidades iguais”, disse, citando como exemplo o serviço público catarinense, em que, mesmo ingressando via concurso, os cargos de chefia, historicamente, são destinados aos homens, assim como os cargos comissionados. “A diferença chega a 40%”, concluiu a gestora.

No evento, também estavam presentes: a vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães; a representante da Prefeitura de São José, a Contadora Dayana Fernandes da Silva; a diretora Executiva da Nith Treinamentos, Zenaide Carvalho; a consultora do Informativo Tributário Contábil, Ana Paula Haskel; a integrante da Comissão da Mulher Contabilista do CRCSC, Priscila Propp; e as contadoras Vera Lucia Valcanaia Kuhnen (Joinville), Carla Andréa Assenheimer (São Miguel do Oeste) e Sandra Helena Vieira (Balneário Rincão).

O evento está disponível, na íntegra, no canal do CRCSC no YouTube. Para assistir, clique aqui.

Confira a cobertura fotográfica do evento aqui.

Fonte: Portal Contábil