Transformação Digital – novos paradigmas para a Contabilidade

28/03/2019

Artigo escrito por Guilherme Pagotto de Souza*

A transformação digital é um conceito muito importante para a Contabilidade e para o mercado como um todo. Nos últimos anos, as diversas tecnologias digitais e de comunicação mudaram drasticamente a vida humana, a sua forma de pensar e de produzir.

A internet, a globalização, os dispositivos tecnológicos e as novas abordagens de produção aproximaram pessoas e empresas em amplo sentido. Atualmente, você pode fazer uma série de atividades utilizando apenas o seu celular.

Os meios produtivos tiveram um salto tecnológico muito grande e as relações de mercado mudaram significativamente. Os processos das empresas se tornaram mais ágeis, assertivos e eficientes. Até mesmo a concepção de empresa mudou, já que é possível atender on-line clientes de todas as partes do mundo com uma simples interface digital.

Não se imaginava tantas mudanças há 10 ou 20 anos e este movimento é irreversível. Nos próximos 10 anos, a transformação digital irá se intensificar ainda mais, determinando as empresas que irão ficar no mercado ou não, conforme a sua inclinação a adaptação e investimentos. O mesmo vale dizer para os escritórios de contabilidade.

Integração e contabilidade digital

Rotinas burocratizadas, cheias de papéis e demandas, sem integração e com o mínimo controle das informações: esta era a realidade dos escritórios contábeis há pouco tempo. Mas com tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas, a migração de dados em Meganuvens e os softwares dedicados o cenário vem se transformando.

Afinal de contas, a transformação digital é justamente um período de intensas mudanças e adaptações vivenciadas por toda a sociedade e por todo o mundo. As empresas mudaram e seus processos também, bem como as suas necessidade. O atendimento contábil deve também ser ágil, usando a integração de ações e atividades para garantir a segurança do grande fluxo de informações de seus clientes e acompanhando as mudanças também ocorridas nos órgãos fiscalizadores. Vale dizer que o segmento de Contabilidade tem se renovado amplamente e hoje a rotina é bem distintas dos últimos anos.

O contador tem à disposição plataformas inteligentes que respondem diretamente aos clientes e órgãos públicos de forma instantânea, ampliando ainda mais as possibilidades dos seus clientes. Clientes estes que muitas vezes atuam 100% de forma virtual ou que dependem exclusivamente da internet e das tecnologias para a sustentabilidade dos seus negócios.

Novos passos da Contabilidade

A transformação digital na Contabilidade trouxe ainda novas oportunidades de serviços e produtos, otimizando o atendimento ao mercado, bem como novas abordagens, como a Contabilidade Digital e a Contabilidade Consultiva. Mas, se os próximos anos as transformações tecnológicas devem se acentuar ainda mais, qual serão os desafios do contador? Quais inovações os escritórios contábeis devem oferecer para apoiar os futuros negócios e terem mais lucratividade? Quais serão as necessidades das empresas e contingências do mercado? Esta é uma reflexão necessária a todo profissional, que deseja ser referência em um contexto cada vez mais competitivo e pautado pela tecnologia.

Gostou das dicas sobre transformação digital no segmento de contabilidade? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas novidades em suas redes sociais!

*Guilherme Pagotto de Souza – Diretor suplente do Sescon Campinas

Por Sescon Campinas