Clubhouse: 4 pontos para entender a rede social do momento

23/02/2021
Saiba mais sobre as funcionalidades da plataforma - e como se cadastrar nela
{"data":[{"type":"text","data":{"text":"

Se você viveu o início dos anos 2000, provavelmente irá se lembrar das antigas salas de bate papo na internet. Antes das mensagens de WhatsApp, era possível conversar com os amigos, flertar com o crush e conhecer novos amigos pelo chat. E por incrível que pareça, foi justamente essa a definição mais engraçada que ouvi sobre o Clubhouse, a rede social baseada em voz que está se tornando a mais nova febre mundial.

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A ideia básica da plataforma, lançada em março de 2020, é que as pessoas conversem e se conectem por áudio, de forma muito similar às salas de chat online que foram muito populares até dez anos atrás. Sua grande diferença é que a conversa não é mais por texto, e sim por áudio apenas. Isso mesmo, nada de fotos, mensagens ou vídeos. Quem participa, pode encontrar chats com palestras, músicas, papos sobre tecnologia, entre outros assuntos.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Mesmo exclusiva para convidados, a rede social já conta com 2 milhões de usuários no mundo e gráficos do Google Trends mostram claramente que a tendência não pode ser desprezada, apontando também o crescimento do interesse no Brasil. Apesar de ainda estar em seus primeiros estágios aqui no país, muitas pessoas já começaram a criar eventos e discussões na plataforma de maneira mais ou menos regular, e a cada dia novos nomes aderem às conversas.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Para entender mais esse recente fenômeno entre as mídias sociais, destaco quatro pontos:

"}},{"type":"heading","data":{"format":"html","text":"Como ser usuário do Clubhouse?"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Para entrar na plataforma é necessário receber um convite de uma pessoa que já esteja dentro, como no início do Orkut (quem se lembra desse?). Por enquanto, somente usuários de iOS podem utilizar o aplicativo, pois ainda não há uma versão para dispositivos Android e desktop.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Vale lembrar que o app ainda está em fase de testes, portanto é provável que em pouco tempo esteja disponível para Android, assim como a necessidade de convites pode deixar de existir. Uma dica importante é que você já pode entrar na lista de espera e \"reservar\" o username na plataforma enquanto aguarda o seu convite. Mas, caso você já tenha sido convidado, basta criar a sua conta seguindo as instruções.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

É importante ficar atento na hora de escolher o seu nome de usuário, isso deve ser bem pensado, além das preferências e interesses de conteúdo, visto que esses tópicos vão impactar a sua experiência como um todo na plataforma.

"}},{"type":"heading","data":{"format":"html","text":"Como participar de uma conversa?"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Como falamos, Clubhouse é uma rede social baseada em conversas por áudio, mas nem todo mundo precisa falar. Caso prefira, o usuário pode ser somente um ouvinte das conversas que estão acontecendo.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Ao abrir o aplicativo, existe uma tela com uma timeline de eventos e chats que estão acontecendo em tempo real. Além disso, aparece um ícone de calendário onde é possível visualizar eventos agendados e que correspondem aos interesses que o usuário indicou no momento da criação de uma conta.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Para começar um chat, basta clicar no botão \"Start A Room\". Ao acessá-lo, é possível ver a pessoa que estará iniciando uma conversa com três opções básicas: \"Open\", \"Social\" e \"Closed\". Na primeira opção, a sala se torna pública e qualquer usuário do Clubhouse poderá entrar e ouvir o bate papo. Em \"Social\", somente pessoas que o usuário convidou ou alguma outra que tenha autorização para falar na sala poderão ingressar no espaço e participar da discussão. E na última, apenas o usuário ou alguém que seja moderador da sala poderá convidar ativamente alguém para participar do chat.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Para participar da conversa escolhida, basta usar a função \"Raise Your Hand\" em uma sala qualquer. Nesse caso, os moderadores da sala poderão tornar o usuário um \"speaker\", ou seja, uma pessoa com autorização para falar.

"}},{"type":"heading","data":{"format":"html","text":"Como ganhar mais convites do Clubhouse?"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Ao criar uma conta na plataforma, o usuário já começa com um determinado número de convites. À medida que utiliza a rede social, seja criando salas de bate-papo, ouvindo as conversas ou falando, ele ganha mais convites. Portanto, caso queira ganhar mais convites, basta ser um usuário ativo, que eles chegarão para sua conta automaticamente.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Outro ponto relevante é que, caso algum contato da agenda do usuário entre para a lista de espera do Clubhouse, ele pode receber uma notificação do aplicativo perguntando a sua recomendação da pessoa. Nesse caso, é possível autorizar a entrada na plataforma sem gastar os convites.

"}},{"type":"heading","data":{"format":"html","text":"Como funcionam os \"Clubs\" no Clubhouse?"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Outra função interessante são os \"Clubs\", que são quase como grupos ou comunidades onde pessoas com interesses em comum se reúnem. No momento, a criação deles é feita manualmente pelo time da rede social, fazendo com que o seu uso seja bastante limitado. Além disso, cada conta pode criar somente um \"Club\".

"}},{"type":"heading","data":{"format":"html","text":"Conclusão"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Considerando todos os pontos, que incluem aspectos únicos de interação entre os usuários e funcionalidades que ainda devem ser aprimoradas, acredito que o Clubhouse se tornará ainda muito mais popular no mundo, assim que ele passar dessa fase inicial. Mas enquanto discutimos sobre essa febre, eu já recebi o meu convite e estou lá para conferir de perto tudo que ela tem de única.

"}},{"type":"text","data":{"text":"


","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Autor(a): João Victor Chaves

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Fonte: Administradores

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Link: https://administradores.com.br/noticias/clubhouse-4-pontos-para-entender-a-rede-social-do-momento

"}}]}

Compartilhe: